ÁF-UBA (Argentina)

 página web  |  a área  |  textos  | atividades


A Área de Estudios sobre Fotografia foi constituída como um espaço de pesquisa, formação, intercâmbio, intervenção, produção e transferência relacionadas à fotografia em suas múltiplas especificidades e articulações. Institucionalmente a área foi criada no âmbito do curso de Comunicação, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Um dos pontos de articulação é a proposta de refletir sobre cultura visual, história dos meios de comunicação, memória e história recente, vinculando o debate a workshops de produtos fotográfica, projetos de intervenção, construção de arquivos fotográficos, entre outros produtos.

Os quatros eixos de trabalho (pesquisa, formação, intervenção/transferência e produção) têm suas metas detalhadas na página El Área, que também apresenta a fundamentação do grupo, seus objetivos e o perfil dos integrantes e responsáveis. 

A página Textos disponibiliza toda a produção bibliográfica dos integrantes da área, com um excelente sistema de buscas por autor, tema e tipo de publicação. Sem dúvida uma referência muito valiosa para quem quer realmente compreender a produção científica da ÁF.

Na seção  Actividades estão registrados fotograficamente os eventos realizados pela área. Em alguns casos há também acesso ao vídeo da palestra, o que permite melhor compreender o debate, como, por exemplo, na apresentação do livro de Natalia Fortuny sobre fotografia e ditadura na Argentina (ver nota aqui).

Nenhum comentário :

Postar um comentário